
Homenagem, na Câmara Municipal de Mesquita, teve apresentações de danças contemporâneas
Na tarde da última terça-feira, dia 6, a bailarina e coreógrafa Deborah Colker esteve em Mesquita para receber o Título de Cidadã Mesquitense. Na sessão solene ordinária da Câmara Municipal de Mesquita, os vereadores, a população e autoridades políticas, como Marotto Miranda e Jorge Miranda, prefeito e ex-prefeito do município, respectivamente, ovacionaram a artista com palavras de gratidão e aplausos, reconhecendo a importância dela para a cultura do Brasil e da Caçulinha da Baixada.
Antes da entrega, a sessão foi palco de duas apresentações artísticas: uma das alunas de Dança Contemporânea da Subsecretaria de Cultura de Mesquita, e outra do Studio de Dança Ana Lucia Oliveira. Depois, alguns representantes do governo atual assumiram o microfone para enaltecer o trabalho e a pessoa de Deborah, que é referência tanto em solo nacional, quanto internacional.
“Logo depois de conhecermos essa grande artista, que é uma inspiração para todos nós, estabelecemos uma conexão intensa para trocar experiências e ressaltar a cultura no nosso município. Com isso, tivemos a chance de proporcionar a ida de munícipes para os espetáculos da companhia dela, no Rio de Janeiro. O último foi o ‘Sagração’, que aconteceu lá na Cidade das Artes. Foram cerca de 500 pessoas daqui”, frisa o subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kleber Rodrigues.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que Colker visita Mesquita. A coreógrafa já esteve na cidade para uma troca de ideias com bailarinos e alunos da prefeitura, para visita técnica e explicação do modelo de gestão aplicado e, ainda, para uma apresentação especial do filme de seu espetáculo “Cão sem Plumas”, da Companhia de Dança Deborah Colker, no Tênis Clube de Mesquita. Essa última atividade aconteceu em 2021, em parceria com a Secretaria Especial de Cultura, do Governo Federal, contando ainda com uma palestra da própria após o evento.

“Eu acho que, depois das apresentações de hoje, é impossível ter dúvidas da importância da dança no mundo. Precisamos entender que o corpo é a nossa casa. Dançar é cuidar; dançar é o exercício da liberdade. E eu adoro Mesquita. Falei realmente que queria essa honraria de me tornar cidadã mesquitense, porque eu acho essa cidade bacana, que tenta fazer o certo e coisas boas para as pessoas. Dias como esse me fazem acreditar que devo continuar voando”, agradeceu Deborah Colker.
