
Graças ao trabalho desenvolvido na saúde primária – como programas de saúde da mulher, consulta a gestantes e atendimento a doentes crônicos, dentre outros – Mesquita fechou 2024 como líder no ranking do Previne Brasil em toda a Região Metropolitana do Estado do Rio. Esse é o sistema pelo qual o Governo Federal financia e define valores a serem repassados para a Atenção Básica de Saúde dos municípios de todo o país mediante o desempenho de cada um.
Segundo o secretário de Saúde de Mesquita, Emerson Trindade, o desempenho do município, que superou cidades como Rio e Niterói, é fruto de uma gestão austera que prioriza o que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece como prioridade. Ele acrescenta ainda que a transparência das políticas públicas e da aplicação de verbas são outros pontos destacados pelos avaliadores do Previne: “Publicamos absolutamente tudo no nosso Portal de Transparência, desde repasse de verbas, licitações e relatórios até onde os recursos serão alocados. Isso é muito importante para mantermos o controle da gestão”.
Para atingir uma boa nota no Previne Brasil, é necessário cumprir alguns critérios do programa em segmentos relacionados à saúde primária: atividades sobre a saúde da mulher, saúde da criança, consulta pré-natal para gestantes e acompanhamento de doenças crônicas são alguns deles.
Outro fator a cooperar com o sucesso de Mesquita é o fato de o município contar com uma cobertura de 100% da Atenção Básica de Saúde, que alcança os 17 bairros da cidade, com uma média de 32 mil atendimentos mensais. São médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e profissionais de saúde bucal. Todos prestando um serviço de forma humanizada e individual.
“Essa liderança no Previne Brasil reforça o nosso compromisso com Saúde de qualidade, atendendo à população de forma preventiva, para que as pessoas não precisem recorrer a um hospital para resolver problemas de baixa complexidade”, conta o prefeito Marotto Miranda.

