
Mangaratiba foi sede, no fim da semana passada, da terceira reunião do Consórcio Integrado de Turismo da Costa Verde (Citur). O encontro, que representou mais uma etapa para implementação do projeto nas cidades envolvidas, contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, e dos prefeitos de Mangaratiba, Luiz Cláudio Ribeiro; Rio Claro, Babton Biondi; Angra dos Reis, Cláudio Ferreti; Itaguaí, Haroldo Jesus; e do secretário de Turismo de Paraty, Eduardo Calegário Melo, representando o prefeito Zezé Barbosa.
Além da articulação junto ao governo do estado, na pauta da reunião esteve a elaboração da minuta que será apresentada às câmaras municipais para formalizar a criação do consórcio nos municípios envolvidos, bem como a apresentação de projetos para fomento ao turismo regional, instalação da sede do CITUR, planejamento unificado de ações e organização do consórcio para participação em eventos dentro e fora do Rio de Janeiro.
Gustavo Tutuca parabenizou os prefeitos pela iniciativa e disponibilizou a estrutura do estado para que o Citur avance.
“A Costa Verde é sem dúvida um destino de destaque no estado e sabemos que os casos de sucesso turístico acontecem justamente quando os municípios se organizam enquanto região. Por isso, reconhecemos que esse consórcio é imprescindível para impulsionar o setor e captar apoio do poder público. Nós, no governo do estado, estaremos com nossa equipe técnica a disposição para auxiliar em todas as etapas”, disse.
O Citur tem como meta integrar os municípios da Costa Verde em ações conjuntas para o desenvolvimento do turismo, promovendo a região como um destino único para visitantes nacionais e internacionais. A iniciativa visa a ampliar o tempo de permanência dos turistas, fortalecer o comércio local, gerar empregos e atrair novos investidores para a região.

O prefeito de Mangaratiba e anfitrião do evento, Luiz Cláudio Ribeiro, explicou que neste momento o Citur está focado em firmar a articulação com os governos federal e estadual, para que o consórcio possa implementar ações conjuntas a curto prazo.
“Precisamos reorganizar e investir na maior vocação da nossa região, que é a turística. Já estivemos em Brasília buscando apoio e hoje tivemos essa agenda positiva com o estado. O consórcio vai nos ajudar a avançar nas políticas públicas voltadas ao desenvolvimento turístico e econômico nas cinco cidades envolvidas. É essa união que fará a diferença na região”, finalizou.
A Próxima reunião do Citur será em Rio Claro, no final de abril.
