
Criada na década de 80 por Vicente de Paula (Seu Natinho), a escola de samba Império da Uva, que fica no bairro de Carmari em Nova Iguaçu, fez bonito no desfile na Intendente Magalhães. A escola conquistou a segunda colocação da Série Prata com o enredo Abayomis – Boneca Preta do Brasil!… Da Ancestral Referência à Resistência Atual!
Com uma diretoria de pulso firme liderada por Hugo Rodrigues Magalhães, a escola já teve enredos homenageando a cidade de Japeri e o sociólogo Darcy Ribeiro.
Nesse carnaval de 2025, o Império da Uva bateu na trave, quase conquistou o título da Série Prata. A Unidos do Jacarezinho obteve 269,1 pontos contra o Império da Uva – 268,6 pontos.

44 anos de história
Apesar do símbolo, a escola de samba Império da Uva começou com uma brincadeira entre amigos. Vicente de Paula, o Seu Natinho (in memoriam), tinha um bar na rua onde hoje é a escola, no bairro Carmari. Foi um desconhecido que criou a sigla que atualmente dá nome à escola.
— Chegou um homem embriagado, de terno e com a gravata meio torta. Ele pediu uma cachaça e perguntou se eu sabia o que era trabalhar na uva. Pediu caneta e papel, escreveu e foi embora. Quando eu li, ele tinha escrito União dos Vagabundos Aposentados. No dia seguinte, escrevi esta sigla na fachada do bar. Os frequentadores começaram a perguntar e decidimos fazer um bloco, disse Seu Natinho quando entrevistado pelo jornal Extra em 2019.


O surdo era um barril de vinho. As roupas eram feitas com sacos de farinha de trigo. O “Império” do nome é uma homenagem ao “Império Serrano”, escola querida por Seu Natinho. Em 81, Império da Uva desfilou como bloco com o enredo “Cenário do país”. Na década de 90, virou escola de samba.
