Na sessão desta manhã na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, os vereadores discutiram o armamento e a ampliação do efetivo da Guarda Municipal. O debate foi iniciado pelo vereador Igor Porto (PL), que questionou a falta de medidas para equipar e fortalecer a corporação, especialmente após a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu as Guardas Municipais como forças policiais.

Segundo Porto, não há mais justificativa para manter a guarda desarmada, destacando ainda a necessidade de aumentar o efetivo para garantir uma atuação mais eficiente na segurança pública.
O vereador Elton Cristo (Progressistas) reforçou a discussão, fazendo críticas à gestão da Secretaria Municipal de Ordem Pública. Cristo apontou que o secretário da pasta, Tenente-Coronel Fernando, não tem conduzido a segurança pública de forma eficiente, citando como exemplo os resultados aquém do esperado dos programas PROEIS e Segurança Presente na cidade.

Embora a maioria dos vereadores tenha concordado com a necessidade de armar a Guarda Municipal e ampliar seu efetivo, alguns parlamentares saíram em defesa do governo municipal, argumentando que a segurança pública é, por natureza, uma responsabilidade do Estado e não do município.
O debate reforça a crescente pressão para que a prefeitura de Nova Iguaçu avance na estruturação de sua Guarda Municipal, garantindo melhores condições de trabalho para os agentes e maior segurança para a população.


Respostas de 5
aumento do quantitativo das guardas já ! não dar pra fazer uma escala com menos de 1000 guardas
Quem paga? Nós temos soluções para resolver nossos problemas particulares mas, quase sempre somos obrigados, em função da necessidade, priorizar aqueles que cabem no orçamento, e assim, também é na administração pública.
Quando se cria qualquer despesa, quem paga é o contribuinte.
Segura é dever de todos, quando se fala estado é estado federativo e se trata de governo federal, Estado e município e assim acho que os vereadores deveriam estudar antes de falar merda
Quando se fala estado é estado federativo e se trata de governo federal, Estado e município e assim acho melhor os vereadores estudarem antes de falar besteiras
Concordo com o vereador Igor Porto, nossa cidade precisa de mais segurança com a guarda armada e bem estruturada e um efetivo que comporte a população Iguaçuana..