
A mineira Rafamon, destaque no cenário artístico urbano com muitas cores e criatividade, está preparando seu primeiro mural no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. São utilizadas 800 latas de spray para cobrir uma área total de 1.200 metros quadrados. A obra está sendo executada na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, uma das principais vias da cidade, próxima à Praça da Bíblia, e está prevista para terminar nesta sexta-feira (21).
Tendo a rua como uma plataforma para expor seu trabalho, a muralista falou sobre o poder que a arte tem de transformação na vida das pessoas. “Eu quero dizer que estou extremamente honrada por fazer este trabalho aqui, pela primeira vez, pintando um mural na cidade de Duque de Caxias, e já percebendo a transformação do entorno. Como o colorido vai transformando as pessoas que estão passando ao redor, os moradores, a sensação de pertencimento, tendo um olhar pela cultura, pela arte. No lugar que era cinza e agora está colorido”, completou a artista.

O secretário de Cultura e Turismo, Aroldo Brito, e a vice-prefeita, Aline do Áureo, que estão acompanhando as obras de perto, também destacaram a importância da obra para a cidade. “É a valorização do ser humano. As pessoas veem a cidade por outro prisma, com olhar cultural, com olhar humano, artístico. Isso dá outra referência para a nossa cidade”, destacou Aroldo Brito.
Já a vice-prefeita, Aline do Áureo, revelou a sua impressão sobre a obra e deu um recado à população: “É a expressão da arte, é a cultura viva na nossa cidade. Está ficando lindo. Vocês devem ir acompanhando porque todo dia vai ter novidade neste paredão”.
A obra faz parte do LAB Cidades Criativas, um programa que promove a regeneração de espaços urbanos e ações de ocupação cultural em áreas públicas, patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

