
Após ser atacada por 10 homens na noite de sábado, a 60ª DP (Campos Elíseos), em Duque de Caxias, foi isolada para perícia neste domingo. Os agentes trocaram tiro por mais 10 minutos com os criminosos, que organizaram a investida para resgatar o traficante Rodolfo Manhães Viana, o Rato, dono do tráfico na favela Vai Quem Quer. No entanto, ele já havia sido transferido junto a um comparsa. Imagens feitas no interior da delegacia mostram como a repartição ficou destruída após o ataque.
Cinco presos
Policiais fizeram uma operação em busca do suspeito de comandar o bando que invadiu a 60ª DP (Campos Elíseos), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na noite deste sábado (15), para resgatar o traficante Rodolfo Manhães Viana, o Rato, de 34 anos, apontado como chefe da venda de drogas na favela do Vai Quem Quer, também em Caxias. Os agentes saíram da Cidade da Polícia, na manhã deste domingo (16), em direção à comunidade, atrás de Joab da Conceição Silva, apontado como chefe do tráfico na comunidade Rua Sete, também em Campos Elíseos.
Segundo a Polícia Civil, cinco criminosos foram presos e um bandido foi morto em confronto. Os agentes apreenderam uma granada e drogas. e as diligências estão em andamento. Além de Joab, outros homens que participaram da invasão foram identificados. Além da Vai Quem Quer, diligências estão sendo feitas nas comunidades Rua 7, Santa Lúcia, Rasta e Rodrigues Alves, também em Duque de Caxias.
De acordo com o delegado Antenor Lopes, chefe do Departamento-Geral de Polícia da Baixada (DGPB), Joab é o principal suspeito da ação. Ele é amigo de Rato e tem 55 passagens pela polícia, por crimes como tráfico, associação para o tráfico, porte ilegal de arma, extorsão, roubo de carga e receptação. Contra ele, há dois mandados de prisão em aberto, expedidos em 2019 e 2023, pelos crimes de tráfico e homicídio.


O objetivo dos criminosos na ação era resgatar o traficante Rato e um homem apontado como seu segurança, Wesley de Souza Espírito Santo, de 30 anos. Eles haviam sido presos mais cedo por policiais da 60ª DP e já tinham sido transferidos da delegacia. Agentes que estavam na unidade trocaram tiros por cerca de dez minutos com os criminosos. No confronto, dois policiais foram feridos, mas não correm risco de vida. Três homens presos por crimes de menor gravidade e que estavam na delegacia conseguiram escapar.
A fachada da 60ª DP foi destruída pelos tiros de fuzil. A entrada, toda em vidro, foi estilhaçada. Até as persianas do segundo andar foram arrebentadas. O tiroteio assustou moradores da região, que registraram em vídeo a ação dos bandidos. Um outro vídeo mostra o “bonde” dos criminosos após a ação. É possível ver bandidos armados com fuzis em duas motos e três carros.
Com informação do Extra
