Quilombo em Mangaratiba começa a receber luz elétrica

O Quilombo Santa Justina/Santa Isabel terá luz elétrica-Foto: Divulgação


Depois de uma espera que durou décadas, a comunidade quilombola Santa Justina/Santa Isabel, em Mangaratiba, na Costa Verde fluminense, começou a ver o sonho de ter luz elétrica virar realidade. Esta semana, equipes do Grupamento de Proteção Ambiental da prefeitura acompanharam técnicos da Enel no trabalho de mapeamento dos locais que receberão os postes de luz.

A chegada de energia é uma conquista histórica para as cerca de 90 famílias que vivem no local. O impasse só começou a ter fim com a posse do prefeito Luiz Claudio Ribeiro, em janeiro deste ano. Em um de seus primeiros atos de governo, foram fornecidas as licenças ambientais definitivas para que o projeto se tornasse viável. Ao todo, será instalada uma rede de distribuição de energia de aproximadamente 10 quilômetros.
“Além das licenças, atuamos para liberar todos os documentos que estavam pendentes e que impediam a Enel de fazer o seu trabalho”, conta o prefeito.

O Quilombo Santa Justina/Santa Isabel é um importante polo de produção agrícola familiar, contribuindo para a economia do município. A chegada da energia acarretará mais dignidade para as famílias e também deve gerar um incremento econômico em toda a região. A ação desta semana ainda contou com a participação de representantes da Procuradoria da República, reforçando a importância do projeto para a comunidade quilombola e o compromisso com sua execução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.