Redação
A Cedae concluiu, às 22h de terça-feira, a manutenção preventiva anual do sistema Guandu; e a retomada do tratamento de água está ocorrendo gradativamente. No início da manhã desta quarta-feira, o serviço opera com 38% da capacidade. Isso porque as concessionárias responsáveis pela distribuição ainda estão finalizando os reparos nas redes. Assim que forem concluídos, a concessionária vai retomar a produção total de água. Há relatos de falta d’água em regiões do Rio e outros municípios da Baixada Fluminense, como Nova Iguaçu. A população deve economizar água.
Composto pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e a Elevatória do Lameirão, o Sistema Guandu é responsável pelo abastecimento de mais de 10 milhões de pessoas na capital e na Baixada Fluminense. A suspensão da produção de água afeta os seguintes municípios:
Rio de Janeiro
Duque de Caxias
São João de Meriti
Nova Iguaçu
Mesquita
Nilópolis
Belford Roxo
Queimados
A manutenção envolveu mais de 500 profissionais, incluindo engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de saneamento. Na manutenção, foram realizadas inspeções e correções, como a instalação de novos equipamentos, reparos diversos, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza das estruturas que não podem ser acessadas durante a operação normal.