Redação
A prevenção do câncer de mama foi o tema da Caminhada do Outubro Rosa, uma ação de conscientização realizada hoje (15/10) pela Secretaria de Saúde de São João de Meriti. O trajeto, de cerca de 1KM, foi da sede da pasta até prefeitura, na Avenida Presidente Lincoln, no Jardim Meriti. Durante todo o percurso houve um apelo dos quase 600 servidores participantes para que a população feminina faça o autoexame e busque acompanhamento médico. “A saúde precisa ser mais inclusiva, mais rápida e mais abrangente em todo o país. O Outubro Rosa é uma pauta fundamental na saúde pública”, disse o secretário de Saúde Dr. Altair Soares Neto, que participou do evento.
Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil possui uma estimativa de cerca de 74 mil novos casos do câncer mamário em 2024, que é o mais incidente entre as mulheres brasileiras. São João de Meriti possui o Programa Navegação de Pacientes que funciona no Centro de Prevenção e Diagnóstico em Oncologia, coordenado pela psicóloga Liliani Santos. Nele, as mulheres são acolhidas e orientadas desde o diagnóstico. Os postos de saúde são a porta de entrada do programa.
“O Outubro Rosa é um momento de muita importância para a sociedade, para que todas as mulheres tenham essa consciência de se cuidar e todas importam. Procure a unidade de saúde mais próxima da sua residência, converse com o seu médico, com a sua enfermeira ou com o seu agente comunitário. O câncer de mama tem cura e o diagnóstico precoce salva-vidas”, disse Liliani Santos. A auxiliar de embalagem Márcia Regina, 53 anos, participou da caminhada e incentivou outras mulheres: “Sou paciente oncológica desde 2021 e dou nota 10 para essa ação, temos que ir à rua. As pessoas têm que ficar cientes sobre o autoexame, porque é a nossa vida que está em risco. Não precisa ser só em outubro, temos o ano inteiro para procurar o médico e também fazer o autoexame”, disse ela. A aposentada Eliane Mello, 56 anos, falou um pouco sobre a sua experiência: “As pessoas que passaram pela minha vida me ajudaram muito, são maravilhosas, todos os médicos, a Liliane, os profissionais aqui da cidade. Estou nessa luta, mas eu não estou sozinha. Esse movimento maravilhoso é para conscientizar mulheres, meninas e jovens. Que todas se cuidem e se toquem porque é uma doença séria e tem que ser tratada.” Márcia e Eliane são acompanhadas pelo Programa de Navegação de Pacientes.
As Unidades de Saúde da Família de São João de Meriti estão de portas abertas para toda a população. Não deixe de procurar a mais próxima da sua residência para fazer o acompanhamento e para tirar suas dúvidas. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.