Redação
A decisão do governo sobre a volta do horário de verão neste ano será tomada na próxima terça-feria, disse nesta sexta o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Em conversa com jornalistas em Roma, o ministro disse ainda que o período mais relevante para a aplicação do horário de verão é de 15 de outubro a 30 de novembro. O presidente Lula já decidiu que o horário especial não volta antes do segundo turno das eleições, marcado para o dia 27.
— O horário de verão, a importância maior dele é entre 15 de outubro e 30 de novembro. Não que ele não tenha depois, mas ele vai diminuindo a curva de importância dele — afirmou o ministro.
Silveira disse que, após uma eventual decisão a favor do horário de verão, é preciso um prazo mínimo de 20 dias para implementar a medida.
— O horário de verão tem uma transversalidade em todas as políticas públicas. Tem alguns setores, extremamente afetados pelo horário de verão. Se tem algo que não se pode abdicar em uma política pública com essa dimensão, é a questão da previsibilidade — afirmou.
Como O GLOBO mostrou nesta semana, o início da época de chuvas em outubro, além da pressão do setor aéreo e de parte da indústria, esfriaram as discussões sobre a volta do horário de verão, no Ministério de Minas e Energia.