5 outubro 2024 - 23:34

Vargens: endereço do forró no Rio

No Tonamata o samba deu lugar ao Rasta-pé

Redação

Fica nas Vargens, Zona Oeste, o atual reduto do forró no Rio de Janeiro. O arrasta-pé este ano sobreviveu as festas juninas e emplacou em casa de show, cafeteria, restaurante e até em uma cervejaria considerada um ambiente de rock´n´roll na região. Surgiram inclusive grupos de forró, como o Trio de mulheres do Forró Pedra Branca, que toca no próximo dia 28, as 19h, na cafeteria Sertão Carioca, em Vargem Grande e o Trio Rodopio, que tem show marcado no dia 11 de outubro, na cervejaria Ziege Zag, em Vargem Pequena. Mais um ponto para o roteiro noturno de Vargens.

Tudo começou com a Arena Top 10, na Estrada dos Bandeirantes, em Vargem Pequena, inaugurada em 2017, que só abre espaço para forró. Paulo Sérgio da Silva, o “Meu Louro”, conforme conhecido pelo “Forró do Meu Louro”, que animava as noites do Recreio dos Bandeirantes no início dos anos 90, abre as portas para bandas de forró e atrai público de vários bairros todos os sábados. Nos últimos meses, o movimento cresceu. No palco, nomes como Talita Show, Surra de Forró, Forró Syalis e Top de Elite. O ambiente é rústico e tem capacidade para 600 pessoas. A casa fica no número 16061.

Trio Forró Pedra Branca no Sertão Carioca Café

Pertinho dali, uma cervejaria que é conhecido espaço de rock’n’roll, empreendimento de um roqueiro, Daniel Arditti, que inclusive lidera a banda de rock Salnaveia, estrela da casa – também cedeu aos encantos da sanfona. Foi na Ziege Zag que nasceu em uma festa junina, o Trio Rodopio, formado por amigos dos sócios. Os clientes aprovaram e o forró ganhou espaço na agenda mensal. Na cervejaria, o clima bucólico das Vargens é convidativo para um forrozinho animado, que faz todos dançarem até o último acorde da sanfona, tudo regado a cerveja fresca e petiscos especiais, como conta Nubia de Léo, sócia da casa,

_ O sucesso dos shows cresceu tanto quanto a cervejaria, que surgiu em 2020 e hoje tem pontos de vendas na região e em alguns lugares do Estado, como o Terra Brasilis, na Urca, conta.

Se tem forró no rock, também tem no samba. No restaurante Tonamata, onde semanalmente acontecem as tradicionais “rodas de samba”, o forró ganhou espaço há um mês. E como tudo na casa é grandioso, o sócio Thiago Castro, fez a estréia com um grupo genuinamente Pé de serra, o Raiz do Sana, que veio diretamente de Sana, região serrana do Estado e tem mais de 25 anos de carreira.

Situado na Estrada do Pacuí, 880, Vargem Grande, o Tonamata tem cerca de 600 lugares, grande parte ao ar livre, cenário perfeito para um rastapé. O público, já acostumado a ouvir um bom samba ao vivo em meio ao verde e respirando o ar puro do Parque Estadual da Pedra Branca, gostou da novidade e o forró entrou para a programação;

_ A casa é perfeita para um autêntico pé de serra. Temos muito espaço, dá para dançar à vontade, é bem ventilada, com uma grande variedade de drinks e opções no menu. Recebemos pessoas de todas as idades e de vários bairros do Estado. O forró surgiu para atender a um pedido do nosso público, agora é medir a satisfação para definir as apresentações, mas sempre com bandas de qualidade, conta Thiago.

Forró no Ziege Zag

Na casinha cor de rosa de 1939, dentro de um horto em uma área de cerca de 3 mil metros quadrados na Estrada do Pacuí, 643, lote 3, Vargem Grande, onde mesinhas ficam espalhadas entre bananeiras, mangueiras e hortas, tem café quentinho, pães artesanais, frutas e… forró. No Sertão Carioca Café, com os pés no chão de terra batida, tocam sempre artistas locais. Desde que inaugurou, há cerca de 3 anos, tem música ao vivo às vezes pela manhã de quinta a domingo, às vezes no fim da tarde, em evento que acontece uma vez por mês.

O forró começou quando a gerente, Mônica Severien deu espaço para as meninas do Forró Pedra Branca. E quando viu tinha cliente dançando até no estacionamento

“Temos música ao vivo mais ou menos duas vezes ao mês e o forró tem tudo a ver com o espaço, com a região. Recebemos clientes de outros bairros também e o forró é uma unanimidade”, conta Monica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.