23 novembro 2024 - 12:57

Demissões a pedido batem novo recorde

Demissões a pedido dos trabalhadores bateram novo recorde em julho.Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Redação

Há meses os analistas esperam o arrefecimento do mercado de trabalho no segundo semestre, mas a renovação do recorde de demissões a pedido em julho, 747.164, indicam o contrário. Os cinco maiores volumes de pedidos de demissões, da série histórica iniciada em janeiro de 2020, foram atingidos neste ano. Antes de julho, os picos foram registrados em abril, quando houve 740.778 pedidos de desligamento pelos trabalhadores, março (728.344), maio (710.199) e janeiro (705.059).

De janeiro a julho, são contabilizados 5.011.879 desligamentos dessa natureza, números 15,8% maior do que o registrado no mesmo período de 2023. E como mostramos aqui no blog, a maioria dos trabalhadores que pediu demissão, mostra pesquisa do Ministério do Trabalho, já conseguiu emprego e ainda ganhando melhor.

Não à toa a renda média do brasileiro está crescendo. E isso é bom. No entanto, Janaina Feijó, pesquisadora do FGV Ibre, avalia que esse dado pode ser mais um indicador a pressionar a inflação. Até aqui o mercado de trabalho ainda não mostrava claro reflexo sobre a taxa.

Com informação do Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.