15 novembro 2024 - 23:42

Com 149 mil atendimentos Equoterapia Renovar completa 21 anos no 20BPM (Mesquita)

Espaço atente crianças especiais desde 2003- Foto: Divulgação

Redação

Em prol do dia nacional da equoterapia, celebrado no dia 09 de agosto, o projeto Renovar, que utiliza cavalos como instrumento terapêutico nas áreas da saúde física e emocional, completou 21 anos de existência. O projeto foi fundado pelo então Coronel Francisco Dambrósio, em 2003, quando era comandante do 20 BPM (Mesquita) vem ajudando crianças especiais que moram em diversas cidades da Baixada Fluminense a ter um tratamento terapêutico utilizando cavalos. No longo desses 21 anos o projeto Equoterapia Renovar completou 149 mil atendimentos a crianças especiais.

Nesse aniversário de 21 anos de existência, a Equoterapia Renovar que funciona na área externa do 20BPM (Mesquita) tem como coordenadora Viviam bortolini que disse no evento de hoje que a qualidade de vida das crianças portadoras de cuidados especiais muda de uma forma repentina quando fazem a equoterapia. “Cuidamos das crianças com todo zelo e afeto para utilizarem o cavalo. A transformação que acontece com decorrer das sessões utilizando o animal é uma vitória para todos nós do projeto”, disse Vivian.

Parceiro do projeto desde o início, o Coronel reformado da polícia militar, Coronel Penteado, parabenizou a condenadora Vivian Bortolini: “vi o projeto nascer e é de suma importância que o ele continue ajudando as crianças a desenvolver novas funções com ajuda da terapia”, frisou Coronel Penteado.

Emocionado, o Coronel Dambrosio, padrinho do projeto, disse, “quando eu era comandante aqui do batalhão (20BPM Mesquita) eu pensava que tinha problemas e vinha caminhar observando as crianças na Equoterapia. Deus me mostrou, naquele momento, que o meu problema era muito pequeno em vista daquelas lindas crianças fazendo a terapia, utilizando os cavalos”, frisou Dambrosio.

Coronel Dambrosio é o padrinho do projeto que fica nas dependências do 20BPM-Mesquita. Foto: Divulgação

Participou da cerimônia o Coronel Olavo, atualmente responsável pelo 20 BPM(Mesquita), representantes da OAB Nova Iguaçu-Mesquita, a Unig que tem parceria junto a equipe veterinária, médicos e a empresária iguaçuana Adriana Sant’Anna que fez uma declaração emocionante sobre o projeto que viu nascer, emocionando a todos que estavam presentes.

A coordenadora do projeto Vivian Bortolini, Cel Penteado, Cel Olavo responsável pelo 20BPM e o Cel Dambrosio na cerimônia de aniversário do Equoterapia Renovar- Foto: Divulgação

Para demais informações o contato do Projeto Equoterapia Renovar é (21 99676-8861).

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.