Redação
O Prefeito Eduardo Paes decretou na quinta-feira a criação de uma motofaixa experimental na Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, popularmente conhecida como Lagoa-Barra. A faixa, que começa a funcionar na próxima segunda-feira, terá velocidade máxima de 60km/h e visa à redução de acidentes de trânsito com motociclistas. A motofaixa terá dois quilômetros de extensão, sinalização em azul, e ficará ao meio das duas faixas já existentes. Ela será preferencial, ou seja, os motociclistas poderão circular normalmente nas outras, e os carros poderão passar sobre ela para mudar de faixa de trânsito.
Segundo a CET-Rio, a autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell foi escolhida como primeiro local, devido à alta quantidade de acidentes e maior facilidade de controle operacional. Além disso, porque a via possui faixas de trânsito mais largas, cuja pavimentação foi recentemente recuperada.
Cerca de 600 motocicletas circulam por hora no Lagoa-Barra, o que corresponde a 20% do fluxo, e cerca de 44% das vítimas de acidentes de trânsito nesse trecho são motociclistas e passageiros de motos, segundo a CET-Rio.
Câmeras da Prefeitura mostram também que 41,9% das motocicletas se envolvem em situações perigosas, ao mudar de faixa e circular pelo acostamento ou entre os carros. As câmeras no local facilitarão o acompanhamento da nova motofaixa.