Redação
A Guarda Municipal de São João de Meriti completou 25 anos ontem (13). Em comemoração, a Secretaria de Ordem Pública e Trânsito realizou o Primeiro Fórum de Debate da Lei 13.022 de 2014. Ela estabelece o Estatuto das Guardas Municipais, um marco para a regulamentação e o reconhecimento da corporação como força policial no Brasil. O evento ocorreu no auditório do MeritiPrevi, no Jardim Meriti. A norma tem 25 artigos e o terceiro estabelece os princípios mínimos de atuação da instituição:
I – proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas;
II – preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas;
III – patrulhamento preventivo;
IV – compromisso com a evolução social da comunidade; e
V – uso progressivo da força.
O prefeito, Dr. João, que não pode participar da comemoração, enviou uma mensagem aos servidores: “Nesta data tão marcante quero deixar meu agradecimento pelo excelente trabalho realizado pela Guarda Municipal de São João de Meriti nestes 25 anos de existência. O comprometimento de cada agente é fundamental para proteger os cidadãos e manter a ordem em nossa cidade. Parabéns e que Deus abençoe a cada um”.
À frente da Secretaria de Ordem Pública e Trânsito desde 2017, coronel Francisco D’Ambrosio, também parabenizou o grupo: A Guarda Municipal de São João de Meriti tem realizado um trabalho importantíssimo na segurança pública da cidade. Integração, compromisso e responsabilidade são as marcas da corporação em nosso município. Parabéns por esses 25 anos de existência!
A cidade com uma das maiores densidades demográficas do Brasil é um desafio para todas as forças policiais: “A cada ano, vamos aprimorando o nosso trabalho para entregar aos nossos munícipes o melhor de nós. Estamos aqui para servir e proteger. Essa é a nossa missão”, disse o superintendente da Guarda Municipal, Flávio Dantas.
Participaram, ainda, da mesa de debate os subsecretários da pasta, coronel Macedo e coronel Marcos Aurélio e o chefe de gabinete Welbert Peixoto representado o prefeito da cidade.