Redação
O Estúdio B Notícias já deu a largada entrevistando candidatos a prefeitos das cidades da Baixada Fluminense que irão disputar as eleições municipais. A nossa entrevistada de hoje é a prefeita de Japeri Fernanda Ontiveros (PT), que é candidata à reeleição. Fernanda respondeu às perguntas elaboradas pelos editores do Estúdio B sobre temas variados. Veja:
(1) A senhora é candidata à reeleição em Japeri?
Sim. Em 27 de julho, fizemos uma grande convenção popular, que formalizou nossa candidatura à reeleição. Foi uma atividade democrática, animada e, acima de tudo, mobilizadora, com lideranças de sete partidos e mais de 6 mil apoiadores. A aprovação ao nosso governo não para de crescer. Vamos disputar uma nova eleição com mais experiência e mais força.
(2) A senhora acredita que será reeleita?
Estamos muito confiantes. As pesquisas apontam para uma aprovação consistente ao nosso trabalho de três anos e meio à frente da Prefeitura de Japeri. Cumprimos a promessa de construir um novo tempo para nossa querida cidade, com mais investimentos e foco no social. Com o apoio do governo Lula e muito diálogo político, ampliamos os investimentos em obras e projetos. Além dos partidos da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), vamos concorrer à reeleição com o apoio de Podemos, Solidariedade, Avante e PSD. É preciso continuar essa onda que está transformando Japeri e construindo uma cidade para todos.
(3) No caso de um novo mandato qual deverá ser a prioridade?
A cidade mudou muito nos últimos anos. Investimos como nunca na infraestrutura, especialmente, no asfaltamento de nossas vias. Avançamos muito na Saúde, na Educação e na Mobilidade Urbana. Voltamos a priorizar as ações sociais. Nos próximos anos, vamos dar prioridade a projetos de mobilidade e à busca de parcerias que garantam mais capacitação, emprego e renda para nosso povo.
(4) De onde a senhora pretende conseguir recursos para administrar a cidade?
Graças a nossa parceria com o governo Lula, nossa cidade já vive um ciclo inédito de investimentos públicos. Só o Novo PAC Seleções, anunciado neste ano, garantiu verba para a construção da Maternidade Municipal de Japeri, Unidades Básicas de Saúde e de Odontologia Móvel, Escola de Tempo Integral, Centro de Cultura e Espaço Esportivo Comunitário. Há outros projetos com verbas federais – inclusive via emendas parlamentares –, além de parcerias com o governo estadual. Nosso maior desafio será a execução. Nesse sentido, o primeiro mandato qualificou o conjunto da administração municipal para enfrentar à altura essas missões. Japeri está no rumo certo!
(5) Qual recado a senhora pode deixar para os moradores de Japeri?
Que a confiança na nossa gestão seja renovada, para que este grande projeto de avanços e esperança tenha continuidade. Quando entregarmos uma maternidade moderna, com centro para parto normal, vai voltar a nascer japeriense em nossa cidade. Demos muita atenção ao asfaltamento de vias públicas. Agora, com uma infraestrutura melhor, é possível investir mais na mobilidade. Não podemos retroceder!
(6) Qual deve ser a prioridade número 1 do governante reeleito?
Uma cidade como Japeri, de porte médio e com um histórico de vulnerabilidades, precisa sempre pôr os interesses do povo em primeiro lugar. Este é o nosso compromisso, a nossa prioridade: fazer com que Japeri seja, cada vez mais, uma cidade para as pessoas, para todos. Ano após ano, vamos democratizar esta cidade, melhorar os serviços públicos, ampliar as oportunidades.