Redação
A segunda pesquisa Quaest sobre a eleição em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, indica que a melhora na avaliação do governo do prefeito Waguinho (Republicanos) não foi o suficiente para afetar a ampla margem de liderança de Márcio Canella (União Brasil) mostrada em junho. O deputado estadual aparece com 48% (eram 51%) das intenções de voto no levantamento estimulado, contra 26% (eram 25%) de Matheus do Waguinho (Republicanos), sobrinho e correligionário do chefe do executivo municipal— de quem Canella era aliado próximo até o pleito de 2022. As variações estão dentro da margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Assis Freitas (PSB) soma 2% (era 1%) e Gustavo Ferreira (Novo) não pontuou (era 1%). Os indecisos, segundo o instituto, correspondem a 16% (eram 12%), enquanto 8% declaram o desejo de votar nulo, em branco ou de não participar do pleito (eram 10%).
Encomendado pela Rádio Tupi, o levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número RJ-06992/2024 e foi realizado entre os dias 21 e 27 deste mês. A Quaest entrevistou 600 eleitores, e a margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança é de 95%.