23 novembro 2024 - 22:30

Degase terá concurso com 500 vagas 

Aprovados atuarão em sete novas unidades que serão inauguradas no próximo ano. Última turma de aprovados do concurso de 2011 também será convocada— Foto: Hermes de Paula/Agencia O Globo

Redação
O governador Cláudio Castro autorizou a abertura de um concurso para 585 vagas no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). As vagas serão destinadas para recompor o efetivo do órgão e garantir estrutura de pessoal para as sete novas unidades do Degase, que serão entregues em 2025. A medida foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (25/07).

A criação de novas unidades faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre o Governo do Estado, Ministério Público e Degase. O documento prioriza a descentralização e a garantia do convívio familiar e comunitário aos adolescentes e jovens adultos em cumprimento de medidas socioeducativas, prevendo a ampliação e regionalização de vagas para os programas de internação e semiliberdade em todo o estado.

– Com a criação de novas unidades de internação, também serão inaugurados mais três novos Colégios Estaduais, que funcionam dentro dos Centros Socioeducativos do Degase. Essa iniciativa traz mais oportunidade de acesso à educação, consequentemente avançando na escolarização e profissionalização destes jovens – destacou a secretária de Educação, Roberta Barreto.

Além da abertura do novo concurso, nos próximos dias, o Degase irá convocar o último grupo de 59 aprovados do concurso de 2011.

Investimento de R$ 40 milhões

As obras das sete novas unidades serão executadas pela Empresa de Obras Públicas (EMOP), com um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões.

Serão três unidades de internação e quatro de semiliberdade, localizadas em diferentes regiões do estado, visando remodelar a estrutura das unidades do Departamento conforme os padrões modernizados do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

Os novos polos serão em São Gonçalo, Bangu, Cabo Frio, Riachuelo e Padre Miguel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.