23 novembro 2024 - 22:11

Empresa farmacêutica terá que indenizar família de Ricardo Boechat por queda de helicóptero

O jornalista Ricardo Boechat, falecido em um acidente aéreo em fevereiro de 2019- Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça de São Paulo ordenou que a farmacêutica Libbs pague uma indenização de R$ 600 mil aos filhos do jornalista Ricardo Boechat, falecido em um acidente aéreo em fevereiro de 2019. A decisão ainda permite recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Na data do acidente, Boechat retornava de uma palestra organizada pela farmacêutica em Campinas. O helicóptero em que estava caiu sobre um caminhão em um trecho do Rodoanel que dá acesso à rodovia Anhanguera.

Inicialmente, em março de 2023, o juiz Dimitrios Zarvos Varellis, da 11ª Vara Cível, havia determinado uma indenização de R$ 1,2 milhão, a ser dividida entre os filhos de Boechat, Paula e Rafael Boechat. No entanto, o valor foi reduzido pela 38ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A Libbs argumentou que não era responsável pelo acidente, pois o táxi-aéreo havia sido contratado por outra empresa encarregada de organizar a palestra. Entretanto, o colegiado entendeu que a responsabilidade pela segurança do contratado, incluindo o trajeto de ida e volta do evento, era da farmacêutica.

“O modo pelo qual o transporte foi efetivado, se diretamente pela apelada ou por meio de outra empresa por ela contratada para a realização desse serviço, não altera o fato indiscutível de que esta, efetivamente, assumiu expressamente a obrigação perante o jornalista de efetuar o seu transporte, para que realizasse a palestra”, escreveu o desembargador Spencer Almeida Ferreira. O julgamento também contou com a participação dos desembargadores Fernando Sastre Redondo e Flávio Cunha da Silva.

A reportagem não conseguiu contato com os advogados da família Boechat nem da farmacêutica até a publicação deste texto.

 

Com informações da Folha de S.Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.