Redação
O melhor boteco do Brasil fica no Rio de Janeiro: o Bar Peixaria Divina Providência, de Irajá, na Zona Norte carioca, venceu ontem a 8ª etapa nacional do concurso Comida di Buteco 2024. O endereço concorreu com os vencedores dos circuitos regionais, e sagrou-se campeão com o petisco “a origem”: bolinho de bacalhau Gadus morhua cozido em creme de moqueca tradicional, acompanhado de tapenade de azeitona preta.
Mais de mil botecos participaram da primeira etapa do concurso, que elegeu os 27 vencedores de cada região. Depois, cada um dos bares eleitos recebeu três jurados, um local e dois de outras cidades, para avaliar os quesitos e votar no melhor do país. Os vencedores nacionais foram anunciados na noite de terça-feira (2) em uma cerimônia em São Paulo, no Solar Fábio Prado. O segundo e o terceiro lugar ficaram com o Boteco do Pezão, de Campinas (SP), e o Paladar Gi, de Ananindeua (PA), respectivamente.
Na 17ª edição do Comida di Buteco no Rio de Janeiro, que aconteceu de 5 de abril a 5 de maio, 143 bares participaram da votação do público e do júri, que elegeu, pela primeira vez, três vencedores: de Rio, Niterói e Baixada.
No início de julho, o concurso Comida di Buteco, que existe há 24 anos, se tornou patrimônio cultural, gastronômico e imaterial do estado do Rio de Janeiro. O projeto envolve hoje mais de 1.100 botecos em 40 municípios diferentes.