24 novembro 2024 - 02:52

Belford Roxo: Canella lidera pesquisa com 51%, já Matheus tem 25%

Redação

Conforme o Estúdio B adiantou, em matéria publicada esta semana sobre o clima de como os caciques da Baixada Fluminense observaram a pesquisa feita pela Rádio Tupi, em Belford Roxo , a pesquisa caiu como um balde de água fria na família Carneiro.

A primeira pesquisa Quaest sobre a eleição municipal em Belford Roxo (RJ), na Baixada Fluminense, indica uma vantagem sólida na liderança de Márcio Canella (União Brasil). O deputado estadual aparece com 51% das intenções de voto no levantamento estimulado, contra 25% de Matheus do Waguinho (Republicanos), sobrinho e correligionário do atual prefeito, Waguinho — de quem Canella era aliado próximo até o pleito de 2022.

Assis Freitas (PSB) e Gustavo Ferreira (Novo) somam 1% cada. Os indecisos, segundo o instituto, correspondem a 12%, enquanto 10% declaram o desejo de votar nulo, em branco ou de não participar do pleito. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistado, o percentual de indecisos aumenta para 70%, apontando uma disputa potencialmente aberta. Ainda assim, Canella mantêm-se numericamente à frente e tem o dobro da fatia do principal adversário: ele tem 19%, enquanto Matheus surge com 8%, além de 1% para a opção “outro” e 2% de branco/nulo.

Com dois nomes despontando como favoritos neste início de corrida eleitoral, a Quaest simulou apenas um cenário de segundo turno. Nele, Canella conquista a preferência de 55% dos eleitores, ante 27% que optariam pelo parente do atual prefeito. Os indecisos são 8%, e branco/nulo totalizam 10%.

 

Avaliação do prefeito

A despeito da dificuldade inicial em alavancar a postulação do sobrinho, a gestão de Waguinho à frente da prefeitura tem avaliação positiva (42%) superior à negativa (25%), enquanto 30% a classificam como regular. Outros 3% não souberam opinar ou não responderam.

De dez áreas prioritárias elencadas pela Quaest, em seis mais de 50% dos entrevistados consideram que houve melhora com Waguinho: asfaltamento (69%), saúde (64%), educação (59%), habitação (55%), limpeza (53%) e cultura/esporte/lazer (51%). Em outras três, o total dos que enxergam piora é maior: segurança (49% a 42%), trânsito (49% a 38%) e tratamento de esgoto (48% a 38%). Por fim, foi registrado um empate numérico de 40% no quesito transporte público.

 

A pesquisa foi encomendada pela Rádio Tupi, do Rio de Janeiro. Foram ouvidos presencialmente 614 moradores de Belford Roxo com 16 anos ou mais, entre os dias 14 e 15 de junho. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral e protocolada com o número RJ-06957/2024, no dia 13 de junho de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.