24 novembro 2024 - 05:54

Empate muda a eleição em Nova Iguaçu: chance de primeiro turno fica pequena para o Governo Lisboa

Redação

Ontem (18) o Estúdio B publicou uma matéria sobre o clima de como os caciques da Baixada Fluminense observaram a pesquisa feita pela Rádio Tupi. Em Nova Iguaçu a pesquisa caiu como um balde água fria na “cúpula do já ganhou”. O empate técnico entre Dudu Reina(PP), Tuninho da Padaria(PT) e Clébio Lopes Jacaré (União Brasil) muda a eleição Iguaçuana e a chance do atual governo ganhar no primeiro turno ficou pequena.

Com isso, Rogério Lisboa (PP) terá que gastar muita sola de sapato para deixar o desconhecido Dudu Reina conhecido na cidade. Até o alto escalão do PL (partido liberal) que optou por não ter uma candidatura própria a prefeito na cidade poderá reavaliar a situação depois dessa pesquisa. Caciques insatisfeitos terão uma reunião hoje (19) para falar do assunto se continuam apoiando uma candidatura que somaram até agora 13%.

Veja como ficou a pesquisa

O levantamento, encomendado pela Super Rádio Tupi, mostra também Dudu Reina (PP) com 13%. Já 43% afirmaram que não vão votar ou votarão branco, ou nulo e 8% estão indecisos.

O cenário se altera totalmente se considerados os apoios de políticos com força eleitoral na cidade.  Com apoio do atual prefeito Rogério Lisboa e do ex-presidente Bolsonaro, o ex-presidente da Câmara Dudu Reina dispara e passa a liderar com 38%. Antes tinha somente 13% A mudança mostra que quando a população souber que Reina é o candidato de Lisboa, sua posição pode ser alterada radicalmente.

Já o petista  Tuninho da Padaria com apoio do ex-prefeito Lindbergh Farias e do presidente Lula sobe de 18% para 29%.

Sem padrinho, o empresário Clébio Jacaré (União) perde potenciais eleitores num quadro em que concorrentes aparecem com apoios: cai de 18% para apenas 9%.

No segundo turno, Dudu Reina tem 34% contra 25% de Clébio Jacaré.

Em outro cenário, Tuninho da Padaria tem 33% contra 25% de Clébio Jacaré.

A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95%.

No cenário de intenção de voto espontâneo, quando o entrevistado não tem acesso a nenhum nome de candidato, 90% continuam indecisos sobre em quem votar.

Dudu Reina aparece com 3% das intenções de voto. Já 5% teriam outro candidato e 2% afirmaram que não vão votar ou votarão branco, ou nulo.

A Quaest ouviu 708 eleitores entre os dias 14 e 16 de junho. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número RJ-08487/2024.

Respostas de 2

  1. O povo iguaçuano deve se ligar no partido que só tem trazido conflito para o de uma maneira geral. Então, deixar o voto em branco ou anular o voto, não resolve a questão, pode sim dá vantagem aquele que vc não quer que vença o pleito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.