21 novembro 2024 - 12:50

Governo do Rio decreta o fim da epidemia de dengue no estado

Possíveis focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Na foto, Estrada do Camboatá, em área militar: lixo e pneus jogados na beira da estrada, tem água parada e foco de mosquito — Foto: Márcia Foletto/Infoglobo

Redação

O Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou, nesta terça-feira (11/06), o fim da epidemia de dengue no estado. A decisão, publicada no Diário Oficial do Estado, é baseada em análises técnicas do Centro de Inteligência em Saúde (CIS), da Secretaria de Saúde. Segundo o monitoramento, o número de casos está em queda em todas as regiões fluminenses por mais de quatro semanas consecutivas, atingindo o nível 1 do Plano de Contingência Estadual Contra a Dengue.

A epidemia havia sido decretada no Estado do Rio em fevereiro, mês em que foram registrados mais de 91 mil casos prováveis da doença e também com maior número em uma só semana. Entre 18 e 24 de fevereiro, o estado registrou 27 mil. No mês de março, foram notificados 85 mil casos, número que caiu para 42 mil em abril. Em maio, a queda foi ainda mais acentuada, 18 mil registros, número é 57% menor que o mês anterior.

– Os índices atuais são os mais baixos desde o início da epidemia de dengue em todas as regiões do nosso estado, o que nos deu tranquilidade para reavaliar a medida. Apesar disso, os cuidados devem continuar, com a população mantendo a checagem semanal em suas casas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti – esclareceu a secretária de Saúde, Claudia Mello.

Na última semana epidemiológica avaliada pelos técnicos da secretaria, equivalente ao período entre 26 de maio e 1º de junho, foram registrados 1.467 casos prováveis de dengue. Desde janeiro deste ano até 10 de junho, foram registrados 268.947 mil casos e 178 óbitos pela doença.

A secretaria manteve atualização diária de dados sobre a dengue no Painel Monitora e, quinzenalmente, divulga o Boletim Panorama da Dengue, com análises da evolução e tendências de transmissão de casos em todas as regiões do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.