Redação
O Estúdio B Notícias deu início a uma série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito das cidades da Baixada Fluminense. Seis perguntas idênticas estão sendo enviadas e as respostas serão publicadas no decorrer da semana.
O nosso entrevistado de hoje é Gil Torres (PRD), pré-candidato a prefeito de Itaguaí. Gil respondeu às perguntas elaboradas pelos editores do Estúdio B sobre temas variados. Veja:
(1) Qual é a relevância de se candidatar à Prefeitura de Itaguaí?
Gil respondeu: Sempre fui um servidor. Primeiro, como Policial Militar, depois como vereador e presidente da Câmara. Então, de algum modo, eu sempre trabalhei pela população e, principalmente, por Itaguaí. Este é o meu propósito e a minha meta de minha vida. Mais que isso: é a minha missão.
(2) O senhor acredita que será eleito?
Gil respondeu: Tenho trabalhado muito, andado pelas ruas e conversado com as pessoas e, sinceramente, sinto uma rede de apoio que só cresce. Tenho fé e determinação de que serei eleito, porque o povo vê verdade e vontade em mim de realizar.
(3) Como o senhor avalia, de uma maneira geral, a administração da prefeitura atualmente?
Gil respondeu: Basta você andar pelas ruas e conversar um pouco com as pessoas, independente do local, para ver que a maioria está bem insatisfeita. A prefeitura arrecadou muito, praticamente, dobrou suas receitas depois que o atual prefeito assumiu, e entregou muito pouco, gastou mal. Isso é fato. Falta tudo. Falta creche, hospital maternidade, posto de saúde, escolas, saneamento, transporte de qualidade… é uma lista longa e com problemas urgentes. Então, a opinião de que o trabalho da administração atual é péssimo.
(4) De onde o senhor pretende conseguir recursos para administrar a cidade?
Gil respondeu: Itaguaí não sofre com falta de recursos. O que falta é gestão. Vou montar a melhor equipe de secretários que essa cidade já teve. Um quadro de profissionais com currículo e experiência para entregar o que a população de Itaguaí quer e merece.
Objetivamente, é preciso criar soluções para estimular a economia e atrair mais empresas e investimentos – como oferecer incentivos fiscais e acelerar a emissão de alvarás, que é a mais atrasada do estado. Paralelamente, temos que investir em formar mão-de-obra qualificada, para preencher uma demanda que já existe e dar mais oportunidade para que os empregos oferecidos aqui fiquem com gente daqui. Trabalhar o modelo das PPPs – parcerias público privadas – é excelente e funciona muito bem.
(5) Qual recado o senhor pode deixar para os moradores de Itaguaí?
Gil respondeu: O recado é que eu e minha família nascemos e vivemos aqui, minha vida é em Itaguaí, sou cria, cidadão e, agora, pré-candidato a prefeito. Tenho preparo e muita vontade de trabalhar, junto ao povo, por uma cidade melhor, mais segura, desenvolvida, com paz, acolhimento e bem-estar social. Algo que Itaguaí nunca teve ou experimentou.
Meu sonho é melhorar Itaguaí, mas dependo da escolha da população. Para este sonho se realizar, precisamos de todos. Conto com o apoio do cidadão e das famílias de bem para melhorarmos o presente e construirmos, juntos, um futuro melhor para a nossa cidade.
(6) Qual deve ser a prioridade número 1 do governante eleito?
Gil respondeu: Minha prioridade número 1 será olhar para a saúde da nossa população. Quando falo em saúde, refiro-me a consultas, remédios, cirurgias. Vamos fazer um verdadeiro choque de ordem nessa área. Outra prioridade é focar em melhorias na educação, aumentar o número de creche, melhorando a qualidade da alimentação nas escolas e a qualidade dos equipamentos públicos.