19 setembro 2024 - 19:37

Eleições na Baixada: em Itaguaí, Donizete é pré-candidato a prefeito pelo União Brasil 

Redação

O Estúdio B Notícias deu início a uma série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito das cidades da Baixada Fluminense. Seis perguntas idênticas estão sendo enviadas e as respostas serão publicadas no decorrer da semana.

O nosso entrevistado de hoje é Donizete Jesus (União Brasil), pré-candidato a prefeito de Itaguaí. Donizete respondeu as perguntas elaboradas pelos editores do Estúdio B sobre temas variados. Veja:

Donizete alcançou 10.309 votos ficando em segundo lugar na disputa pela prefeitura em Itaguaí- Foto- Divulgação

(1) Qual é a relevância de se candidatar à Prefeitura de Itaguaí?

Donizete respondeu: Sou Donizete, empresário do ramo de logística, presidente municipal do partido União Brasil em Itaguaí, casado e pai de três filhos. Em 2020, pela primeira vez, eu resolvi concorrer às eleições municipais de Itaguaí como candidato a prefeito. Concorri às eleições com 14 candidatos, chegando ao segundo lugar com 10.309 votos contra 11.341 do primeiro colocado. Como gestor da minha empresa, eu aprendi a importância de enxergar e entender as reais necessidades das pessoas ao meu redor, buscando sempre valorizar o potencial de cada um, para que pudéssemos crescer juntos por meio das atividades diárias e projetos elaborados para um futuro melhor. Assim, eu comecei a sonhar também com uma Itaguaí mais próspera e desenvolvida. A nossa cidade precisa ser governada por um prefeito que traga para perto os servidores, escute a população com atenção e dignidade, impulsione a iniciativa privada para a geração de novas oportunidades de empregos diretos e indiretos e, principalmente, ofereça saúde e educação de qualidade a todos. Gerar incentivos, preservar o meio ambiente e trabalhar fortemente as belezas naturais e socioculturais, transformando Itaguaí na porta de chegada do turismo sustentável da Costa Verde, também são ideias que ajudam a alavancar a economia do mar e criar boas perspectivas de vida para a população. Levar Itaguaí para o cenário nacional e internacional como cidade de negócios e oportunidades para se investir é um anseio do povo. E eu acredito que Itaguaí pode ser transformada no tamanho que ela merece, do jeito que o povo deseja e sempre sonhou.

(2) O senhor acredita que será eleito?

Donizete respondeu: Eu tenho andado por todos os cantos da cidade. Em cada lugar, percebo uma vontade de mudança, a cidade quer uma nova realidade de vida. Apesar de estar sempre visitando bairros diferentes, eu noto que todos clamam, em uma só voz, quase um pedido de socorro, por melhorias na saúde e na educação, por exemplo, que são as garantias básicas de uma sociedade. Nas minhas conversas “olho no olho”, vejo esperança em cada cidadão itaguaiense. Eu sou do povo e tenho uma gratidão imensa com a nossa cidade. Quero servi-la com amor e respeito por tudo de maravilhoso que ela já me deu. Esse projeto faz parte da minha trajetória e está nas mãos de Deus, como faço com tudo aquilo que me comprometo na vida.

(3) Como o senhor avalia, de uma maneira geral, a administração da prefeitura atualmente?

Donizete respondeu: Atualmente, vivemos em uma Itaguaí esquecida pelo Poder Executivo Municipal, dos serviços essenciais a patamares econômicos que fogem da realidade da sua arrecadação anual. Parece uma cidade abandonada, que deixa o seu maior tesouro, a vida da população, sem muitas expectativas. Infelizmente, vejo uma Itaguaí com as ruas sujas, cheia de mato alto e incontáveis buracos até mesmo nas principais vias de acesso. Também são muitas reclamações dos moradores quanto à espera longa por atendimentos e consultas médicas e à falta de medicamentos na farmácia popular. No que diz respeito ao comércio, observo várias lojas fechadas. Nesse contexto, gostaria de lembrar que uma lei ambiental implementada na atual gestão vem gerando desmotivação para a permanência e a chegada de novas empresas no município. Isso porque, segundo as queixas do empresariado, os valores das compensações ambientais são exorbitantes. Outro aspecto que a classe sempre aborda em encontros dos quais participo nos bairros é a demora na emissão de alvará. Por isso, é importantíssimo reforçar que precisamos, sim, preservar o meio ambiente, mas também manter e gerar as oportunidades de empregos diretos e indiretos. Além disso, entendo que é viável proporcionar uma compensação justa e equilibrada, para que Itaguaí possa ser cada vez mais atrativa para novos investidores. Sou amigo da natureza – especialmente a nossa Itaguaí, que foi desenhada pelas mãos do nosso Criador -, mas também acredito no desenvolvimento socioeconômico sustentável para o bem do povo.

Gostaria de lembrar ainda que chegaram até a paralisar as operações do porto em Itaguaí, em dado momento. Isso não pode acontecer mais. Para mim, está faltando articulação para parcerias com a iniciativa privada e um diálogo humanizado com a sociedade. Nosso povo precisa ser bem acolhido, e essa é a minha prioridade nesse período de pré-campanha: dar voz a quem mais do que ninguém sabe da própria realidade, seja no Chaperó ou no Centro da cidade.

(4) De onde o senhor pretende conseguir recursos para administrar a cidade?

Donizete respondeu: Itaguaí tem cerca de 116 mil habitantes, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e uma arrecadação de aproximadamente 1,2 bilhão por ano. Acredito que a função do gestor é aplicar os recursos de forma correta e transparente. Isso inclui a geração de pacotes de incentivos para atrair novos negócios nas esferas nacional e internacional. Nesse sentido, penso necessário dar prioridade às empresas que apresentam baixos índices de emissão de gases poluentes, a partir de um estudo escalonado do menor impacto ambiental. Entretanto, o desenvolvimento industrial deve ocorrer de forma ordenada e sustentável. Para isso, na minha opinião, ainda é preciso pensar em um conceito macro de distrito industrial, para que a cidade possa acolher novas instalações.

(5) Qual recado o senhor pode deixar para os moradores de Itaguaí?

Donizete respondeu: Quero dizer para você, morador(a) de Itaguaí, que o meu sonho é um dia me tornar o prefeito dessa cidade linda e bastante promissora. O meu sonho não é apenas trabalhar incansavelmente para uma Itaguaí das oportunidades, mas, sim, para mudar a realidade de cada cidadão, transformar vidas.

(6) Qual deve ser a prioridade número 1 do governante eleito?

Donizete respondeu: Penso que o governante eleito deve priorizar tanto a saúde quanto a educação. Mas a vida deve ser sempre a prioridade máxima em qualquer governo. Praticamente no mesmo grau de atenção, a educação é uma das molas propulsoras de toda sociedade, que alimenta os sonhos da infância à melhor idade. Então, espero que, nos próximos quatro anos, quem estiver à frente da Prefeitura Municipal de Itaguaí, possa trazer melhores perspectivas para a nossa população.

Respostas de 6

  1. Vamos vencer esa eleição em nome de jesus chegou nossa vez povo estar cansado vem comigo coração

  2. Eu votei na Eleição passada no Donizete e votarei novamente ele parece capacitado e com melhores propostas pra nossa Cidade

  3. Com Donizete na prefeitura Itaguaí voltará a ser uma cidade próspera e segura, com mais educação e saúde pública! Certamente terá o meu voto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.