Redação
O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro efetuou a compra de 40 novos caminhões de combate a incêndio do tipo Auto Bomba Tanque (ABT), importados da Espanha, para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). As primeiras 10 viaturas de última geração chegaram nesta segunda-feira (20.05) no Porto do Rio e contam com inovações tecnológicas únicas no país, que garantem ainda mais agilidade e segurança nas operações.
A principal novidade nos veículos é a presença de um canhão automático de combate a incêndio, que pode ser operado de dentro da cabine do motorista, por meio de um controle remoto, mesmo com o veículo em movimento.
100 viaturas para o Segurança Presente
O governador Cláudio Castro entregou, nesta terça-feira (21/05), 100 novas viaturas para o Programa Segurança Presente. Os carros serão utilizados na ampliação da frota, para reforçar o policiamento nas áreas dos encontros do G20, que serão realizados no Rio de Janeiro ao longo do ano. Durante a cerimônia, 83 novos pilotos de drones do Programa Lei Seca foram diplomados.
Com a nova aquisição, o Programa Segurança Presente contará com 805 veículos, entre carros, motos e vans, no patrulhamento diário.
Atualmente, o estado do Rio conta com 40 bases do programa, instaladas em 22 municípios. Quase quatro mil profissionais, entre policiais, agentes civis e assistentes sociais realizam o policiamento de proximidade, com a prevenção de pequenos delitos.
– A visão do governo é de ampliar as ações da Operação Lei Seca e do Segurança Presente, trazendo tecnologias que melhorem o serviço. Por isso, estamos sempre investindo em ferramentas de última geração e na qualificação dos nossos profissionais – disse o secretário de Estado de Governo, André Moura.