Redação
A temperatura vai subir mais uma vez, e nem por isso é hora de se refrescar no mar. O aviso de ressaca emitido pela Marinha do Brasil segue válido até as 9h de amanhã, sábado, para todo o litoral fluminense. As ondas mostraram sua força. Na cidade do Rio, já no início da manhã desta sexta-feira, garis da Comlurb fizeram a limpeza na orla do Leblon, Zona Sul, após a água invadir o calçadão. As equipes retiram areia da ciclovia e das pistas da Avenida Delfim Moreira. A cena se repetiu em Maricá e em Macaé.
O aviso de ressaca da Marinha, que começou na quinta-feira, prevê ondas na direção sudoeste/sul que podem variar de 2,5 metros a 3 metros de altura, podendo provocar inundações e destruição de estruturas.
Nesta manhã, as ondas ainda se estendiam em boa parte da faixa de areia. Alguns visitantes praticavam exercício na beira do mar, outros registravam com o celular a força das ondas. Um dos quiosques, na tentativa de ser protegido, tinha sacos de areia em seu entorno.
O Caminho dos Pescadores, no Leme, teve acesso do público proibido, ao ser interditado temporariamente. Isso porque as ondas podem atingir o caminho por onde os visitantes passam, um dos pontos para ter uma boa vista da paisagem.
O município destaca seguir a sinalização com bandeiras instaladas na areia das praias.
O Corpo de Bombeiros realizou 27 resgates no mar em todo o estado do Rio de Janeiro desde o início do aviso de ressaca, na manhã de quinta-feira, até o momento. A tendência é que o mar vá ficando menos agitado nos próximos dias. Apenas na terça-feira as ondas deve ficar abaixo de 1,5 metro.
Com informações do Globo