Redação
Treze policiais militares do 39ºBPM (Belford Roxo) foram presos, nesta terça-feira, em operação do Ministério Público do Rio junto à Auditoria Criminal. Eles são acusados de formar uma organização criminosa para cobrar valores de comerciantes e mototaxistas do município. Segundo o g1, os agentes também vendiam armas e drogas apreendidas do tráfico.
Nesta manhã, o MPRJ denunciou 14 policiais militares do setor Alfa do 39ºBPM, e o Juízo da Auditoria Militar expediu mandados de prisão e de busca e apreensão contra eles. Os crimes, que aconteceram entre 2019 e 2020, também envolvem desvio de aparelhos celulares e de peças, corrupção passiva e peculato — quando um agente público se apropria de dinheiro ou bens que teve acesso em razão de seu cargo —, crimes cometidos em 2019 e 2020.
Os nomes dos 14 agentes foram descobertos após a análise do material encontrado no aparelho celular do denunciado Julio Cesar Ferreira dos Santos, que responde por duplo homicídio na 1ª Vara Criminal de Belford Roxo. Com os dados do aparelho celular do policial militar foi identificada verdadeira organização criminosa por parte de PMs lotados no Setor Alfa do 39º BPM, que cobravam valores de comerciantes e mototaxistas.