Redação
As vendas no varejo do Estado do Rio de Janeiro cresceram 4,9% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês no ano passado. Na passagem de janeiro para fevereiro, o crescimento foi de 0,3%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (11/4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
– Esse resultado é um indicador de que nossa economia está no caminho certo e que estamos promovendo a melhor política, que é a geração de empregos. Com trabalho e renda o cidadão consome mais e acaba gerando também mais postos de trabalho. Nosso empenho é para assegurar o crescimento contínuo da economia e das oportunidades – declarou o governador Cláudio Castro.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, o resultado positivo é consequência da presença, no Estado do Rio, de elementos determinantes para o crescimento do consumo e, consequentemente, do varejo.
– Temos hoje, no estado, melhores indicadores de crédito e a confiança do empresariado e de empreendedores, diante da percepção do bom momento da economia, com a geração de empregos em ascensão – avaliou o secretário.
De acordo com a análise do IBGE, em relação a fevereiro de 2023, cinco dos oito setores investigados no comércio varejista avançaram: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, equipamentos e material para escritório informática e comunicação, Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, outros artigos de uso pessoal e doméstico e Móveis e eletrodomésticos.