Redação
O Estado do Rio de Janeiro registrou 8 mortes desde a chegada da frente fria, na quinta-feira (21). Elas aconteceram na Baixada Fluminense, na Região Serrana e na Região dos Lagos. Além disso, são 530 desabrigados.
O estado enfrenta chuvas volumosas desde sexta-feira (22), em razão de uma frente fria, assim como outras áreas do Sudeste. Em Petrópolis, um desabamento de uma casa no bairro Independência, ocorrido na sexta (22), matou 4 pessoas. Em Teresópolis, que também fica na Região Serrana, um deslizamento de terra, na comunidade da Coreia, matou Kayke dos Santos da Silva, de 8 anos. O Corpo de Bombeiros atendeu 258 ocorrências relacionadas a chuva. Cerca de 160 pessoas precisaram ser regatadas.
Governo do Estado atua com 730 máquinas nos municípios afetados pelas chuvas
Escavadeiras, guindastes, retroescavadeiras, caminhões basculantes, caminhões, pipas e tratores estão entre os 730 equipamentos distribuídos em todas as regiões do estado. Teresópolis, Bom Jesus de Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Nilópolis, Belford Roxo, Duque de Caxias e diversas outras cidades com registros superiores a 200 mm de chuvas em 72h foram as primeiras a receber o socorro estadual.
Dos 21 maquinários enviados a Belford Roxo e Duque de Caxias, por exemplo, 14 eram bombas para agilizar o escoamento das águas, otimizando a drenagem dos rios. Neste domingo (24), mais de seis rodovias estaduais contaram com equipes trabalhando na remoção de árvores e barreiras que caíram nas pistas, devolvendo a normalidade ao trânsito.
O Governo do Estado segue atuante para que a população tenha sua rotina normalizada o mais rápido possível. A população afetada pelas chuvas também conta com o atendimento que já está sendo dado pela Assistência Social e pela Defesa Civil estadual. A recomendação é para não haver deslocamentos pelas cidades e em casos de emergências acionar equipes do Corpo de Bombeiros, através do 193.