24 novembro 2024 - 00:59

Estado entra com 730 máquinas nos municípios afetados pelas chuvas

No bairro Independência, em Petrópolis maquinas do Estado fazem a limpeza da localidade. Foto: Ernesto Carriço

Redação

O Estado do Rio de Janeiro registrou 8 mortes desde a chegada da frente fria, na quinta-feira (21). Elas aconteceram na Baixada Fluminense, na Região Serrana e na Região dos Lagos. Além disso, são 530 desabrigados.

O estado enfrenta chuvas volumosas desde sexta-feira (22), em razão de uma frente fria, assim como outras áreas do Sudeste. Em Petrópolis, um desabamento de uma casa no bairro Independência, ocorrido na sexta (22), matou 4 pessoas. Em Teresópolis, que também fica na Região Serrana, um deslizamento de terra, na comunidade da Coreia, matou Kayke dos Santos da Silva, de 8 anos. O Corpo de Bombeiros atendeu 258 ocorrências relacionadas a chuva. Cerca de 160 pessoas precisaram ser regatadas.

Cerca de 730 máquinas e funcionários do estado atuam nos municípios afetados pelas chuvas. Foto Ernesto Carriço

Governo do Estado atua com 730 máquinas nos municípios afetados pelas chuvas

Escavadeiras, guindastes, retroescavadeiras, caminhões basculantes, caminhões, pipas e tratores estão entre os 730 equipamentos distribuídos em todas as regiões do estado. Teresópolis, Bom Jesus de Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Nilópolis, Belford Roxo, Duque de Caxias e diversas outras cidades com registros superiores a 200 mm de chuvas em 72h foram as primeiras a receber o socorro estadual.

Dos 21 maquinários enviados a Belford Roxo e Duque de Caxias, por exemplo, 14 eram bombas para agilizar o escoamento das águas, otimizando a drenagem dos rios. Neste domingo (24), mais de seis rodovias estaduais contaram com equipes trabalhando na remoção de árvores e barreiras que caíram nas pistas, devolvendo a normalidade ao trânsito.

O Governo do Estado segue atuante para que a população tenha sua rotina normalizada o mais rápido possível. A população afetada pelas chuvas também conta com o atendimento que já está sendo dado pela Assistência Social e pela Defesa Civil estadual. A recomendação é para não haver deslocamentos pelas cidades e em casos de emergências acionar equipes do Corpo de Bombeiros, através do 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.