Redação
A Agência de Comércio e Desenvolvimento dos EUA concedeu recursos da ordem de US$ 1 milhão de dólares, para assistência técnica ao Instituto Rio Metrópole (IRM), visando apoiar a expansão da cobertura de banda larga em 22 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O projeto denominado Infovia Metropolitana ajudará a atender à crescente demanda por conectividade e acesso a serviços de governo digital, saúde e educação em uma área que abriga cerca de 12 milhões de habitantes. No evento da assinatura estiveram presentes a Diretora da USTDA, Enoh T. Ebong, o Diretor Interino para America Latina e Caribe, Keith Eischeid, e representando o Instituto Rio Metrópole, seu presidente, Davi Perini Vermelho e o Diretor de Desenvolvimento Metropolitano Franquis Dias Nepomuceno.
“A prioridade do Rio de Janeiro em aumentar o acesso à conectividade segura e de alta velocidade é uma meta que a USTDA tem orgulho de apoiar”, disse Enoh T. Ebong, Diretora da USTDA. “As empresas americanas oferecem soluções líderes mundiais neste setor e estão ansiosas por estabelecer parcerias com o Brasil à medida que este continua a transformar a sua infraestrutura digital para satisfazer as exigências e melhorar a vida dos seus cidadãos. Nossa colaboração de longa data com o Governo do Rio de Janeiro está ajudando a fazer isso acontecer.”
“É essencial desenvolver projetos como a Infovia Metropolitana, mas a sua concretização é ainda mais importante para o nosso desenvolvimento enquanto metrópole. Com o apoio financeiro da USTDA, isso será possível. Além disso, o reconhecimento de uma agência tão importante mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a seguir em frente”, afirmou Davi Perini Vermelho, presidente do IRM.
Jacqueline Ward, Cônsul Geral do Consulado dos EUA no Rio de Janeiro, disse: “No momento em que os Estados Unidos e o Brasil comemoram 200 anos de relações bilaterais, não consigo pensar em nenhuma maneira melhor de honrar nossa amizade de longa data do que com projetos como esta subvenção. Os milhões de cidadãos do Rio de Janeiro que agora terão acesso a uma internet segura e de alta velocidade estarão mais conectados aos Estados Unidos e ao mundo”.
Essa assistência técnica permitirá um sistema de governança interconectado para as agências estaduais do Rio que melhorará as comunicações, agilizará os serviços e aumentará a eficiência geral e a segurança cibernética. O projeto também estabelecerá as bases para a infraestrutura necessária para avançar ainda mais na implantação de redes de telecomunicações de próxima geração, internet das coisas (IoT) e inteligência artificial (IA) na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.