3 julho 2024 - 23:31

Licitação esquisita em Nova Iguaçu deverá ser questionada na Justiça

Rogério Lisboa(PP) é o atual prefeito da cidade. Foto: divulgação

Redação EstudioB

Depois de declarar a empresa FM Rodrigues & Cia vencedora de um pregão aberto para locação de luminárias e braços de luz com uma proposta de R$162 milhões a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, está prestes a entregar a um mesmo grupo, um novo contrato que pode chegar a R$ 14 milhões por um ano de prestação de serviços, o da manutenção da rede de iluminação da cidade.

O pregão 046/2023 ainda não teve seu resultado final divulgado, mas esse deverá ser alvo de uma representação na Justiça por suspeita de favorecimento a um grupo da qual fariam parte a empresa Uberluz e a Vision Inteligência, que atuaria comungada com a FM Rodrigues, e deverá surgir como vendedora do certame.

O que se comenta no mercado da manutenção de redes de iluminação pública é que as três empresas manteriam interesses societários, consorciais e financeiros entre si, dificultando a vida de eventuais concorrentes em processos licitatórios milionários.
Na representação que deverá ser ajuizada nos próximos dias, será citado, por exemplo, que a Prefeitura teria convocado uma das empresas licitantes a readequar a proposta apresentada, antes de comunicar o procedimento às demais concorrentes. Será apontada ainda que a administração municipal estaria com tanta pressa em declarar a Vision Inteligência vencedora do pregão 046, que solicitou a ela a readequação da proposta em 5 de dezembro, e a teria colocado no sistema com data retroativa a 1 de dezembro. Como pode ter uma análise do documento dia 28 de novembro, assinado no dia 1 dezembro e colocado no sistema pela licitante no dia 05 de dezembro? Tem que ter isonomia, contestou um segundo um ex procurador da cidade.

O fato é que está instalada a confusão no setor de licitações em relação a esse pregão, pois mesmo com documentação em dia e uma proposta bem abaixo do valor global estimado no edital de licitação, uma empresa que presta serviços ao município há mais de cinco anos foi declarada inabilitada em favor do trio FM Rodrigues, Vision e Urbeluz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Veja também