A Educação de Mesquita ganhou reforço no processo de gamificação e modernização do ensino público da rede municipal. Trata-se da inauguração de dois Centros de Tecnologias Educacionais Base, do instituto do jogador de futebol Vini Jr., do Real Madrid: um na Escola Municipal Doutor Manoel Reis e outro na Escola Municipal Machado de Assis. O CT Base é um polo de inovação inserido na escola pública cuja ambientação é inspirada em elementos do futebol. Há pufes em formato de bola, piso de grama sintética e fotos do atleta, entre outros exemplos que compõem o cenário. Além disso, esses espaços contemplam infraestrutura com dez smartphones, tablet, notebook e televisão smart, que são utilizados para que os alunos do primeiro ao quinto ano – ou seja, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – aprendam se divertindo e sendo desafiados.
“A tecnologia deixa a imaginação do aluno livre e ajuda nesse processo de captação da atenção dele para o aprendizado. Isso, claro, tendo o próprio professor como mediador dessa aprendizagem. A gente já aposta na gamificação nas escolas da rede pública municipal e a chegada do Instituto Vini Jr. nesse processo só mostra o quanto estamos focados em elevar a qualidade do ensino”, defende Jorge Miranda, prefeito de Mesquita.
No CT Base, os alunos podem navegar pelo Aplicativo Base, que também foi desenvolvido pelo Instituto Vini Jr. O software educacional é referenciado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e usa a linguagem do futebol para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem.
“Essa parceria é muito mais do que ‘uma sala bonita’. É um ambiente que mostra que existem várias formas de aprender: pode ser num pufe em formato de bola, jogando no Aplicativo Base ou deitado na grama, por exemplo. Essa ambiência, que usa referências do futebol, favorece o processo de ensino-aprendizagem e foi pensada para ser uma aliada dos educadores”, aponta Victor Ladeira, diretor executivo do Instituto Vini Jr.
De cara, a novidade empolgou os alunos. Na Escola Municipal Machado de Assis, Fernanda Apolinário Guimarães, do quinto ano, foi uma das primeiras a experimentar o aplicativo Base. E a primeira impressão não poderia ter sido melhor. “É um jogo que dá para a gente entender o que está pedindo e de uma forma bem fácil. Acho que incentiva muito o nosso aprendizado. Eu amei”, derrete-se a menina, que tem 10 anos.
Além das duas unidades que ganharam Centros de Tecnologias Educacionais Base, outras quatro da rede pública municipal de Mesquita já estão confirmadas no convênio estabelecido com o instituto do jogador de futebol Vini Jr. A primeira delas será a Escola Municipal Genair Ramos Gabriel, no bairro da Chatuba.