26 novembro 2024 - 05:23

Ceciliano lidera encontro com prefeitos em Niterói

André, prefeitos e autoridades no encontro da FNP, em Niterói, sexta-feira passada. Foto:divulgação

Pouco mais de sete meses após deixar a presidência da Alerj, André Ceciliano (PT), hoje secretário Especial de Assuntos Federativos do Governo Lula, teve reafirmada, na última sexta-feira, sua liderança na política fluminense, no Encontro da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), em Niterói. Sob aplausos de uma plateia repleta de autoridades do país inteiro, ele recebeu uma carta de reivindicações da FNP em relação à contenção dos estragos das chuvas e de desastres naturais.

“Estejam certos de que agora mesmo estarei mandando esta carta para o ministro Padilha (Alexandre Padilha, de Assuntos Federativos) e a entregarei em mãos assim que chegar a Brasília”, disse André Ceciliano, ressaltando a importância de se aumentarem os recursos destinados para as defesas civis, nacional e dos estados e municípios como forma de se prevenir os efeitos dos temporais.

A segunda edição do evento Reflexões Sobre o Futuro das Cidades aconteceu quinta e sexta-feira e reuniu prefeitos e autoridades de aproximadamente 20 cidades fluminenses e de outros estados. Anfitrião do encontro, Axel Grael (PDT), prefeito de Niterói, exibiu no painel medidas que adotou como forma de minimizar o impacto das chuvas na cidade. Dentre as iniciativas está a de criar a Secretaria municipal do Clima.

“Somos talvez uma das poucas cidades do Brasil, senão a única, que têm uma secretaria para cuidar do clima. Isso faz toda a diferença”, disse Grael, lembrando feitos da prefeitura na questão ambiental, como a criação de ciclofaixas, que elevou para 80 quilômetros de extensão essa opção de mobilidade em todo o município.

Delegações de município de estados como Pernambuco, Acre, Bahia, São Paulo e Sergipe, dentre outros, se juntaram a integrantes de municípios fluminenses como Italva, Bom Jesus de Itabapoana, Macaé, que atenderam ao convite do secretário André Ceciliano. Welberth Rezende (Cidadania), prefeito de Macaé, reforçou a importância do encontro e lembrou dos frutos que a troca de experiência traz:

“Estou muito feliz de poder participar deste encontro, de ver exemplos bem-sucedidos Brasil afora, referente à gestão de desastres ambientais”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.