Felipe Vidon/ Extra
Única vereadora mulher na Câmara de Mesquita, Ana Cris Gêmeas (PSD) foi afastada, nesta quarta-feira (26), pela terceira vez, de seu cargo. A decisão foi publicada em Diário Oficial emitido pelo presidente da Casa, vereador Gelson Henrique, que também determina que a legisladora desocupe o gabinete em até cinco dias e a reintegração imediata do suplente.
A parlamentar afirma que é vítima de perseguição e violência política de gênero após fazer uma série de denúncias sobre desvio de dinheiro na Câmara, em 2021. A casa é composta por 12 vereadores, sendo 11 ligados à base aliada do Executivo municipal.
“Durante todo meu mandato tenho passado por violência política de gênero. A covardia que impera na Câmara contra uma mulher, não é a mesma que impera para tratar o homem de forma diferente”, afirmou a vereadora.
A vereadora teve o mandato cassado, em agosto de 2022, após uma CPI relâmpago. No mês seguinte, através de uma liminar da Justiça, ela retomou o mandato em Mesquita. Um dia após a liminar perder o objeto, por ter sido julgada na primeira instância, a Câmara publicou o afastamento da vereadora.
Ana Cris Gêmeas já deu entrada em um novo pedido de liminar para retornar ao mandato enquanto aguarda a decisão em segunda instância.