26 novembro 2024 - 15:15

Prefeitos falam sobre reeleição e nomes cotados para possível sucessão

 

Sucesso como o espaço mais democrático para o debate político de problemas e soluções para os municípios da Baixada Fluminense, o Estúdio B – Central de Entrevistas está ampliando suas plataformas. Na próxima quarta-feira, dia 26, às 19h, será lançado o site estudiobnoticias.com.br em evento que contará com as presenças de figuras importantes da vida pública, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, jornalistas e empresários.

O evento será no Nobile Inn Dutra Rio de Janeiro, em São João de Meriti. O portal será dedicado aos fatos de real interesse da população e funcionará como canal aberto para empresas e instituições interessadas em se comunicar com um universo de cerca de quatro milhões de pessoas. A comissão jornalística que administra o EstudioB convidou cinco prefeitos para a primeira matéria que será publicada no site nesta segunda-feira, dia 24. Vão participar os chefes do executivo de São João de Meriti, Dr João Ferreira (PL); de Belford Roxo, Wagner Carneiro, o Waguinho (Republicanos); de Seropédica, Lucas Dutra (PSC); de Japeri, Fernanda Ontiveros (PDT) e de Mesquita, Jorge Miranda(PL) . Todos responderam cinco perguntas formuladas pelos jornalistas que integram o EstudioB. Para ler as entrevistas é so acessar www.estudiobnoticias.com.br.

Dr João Ferreira Prefeito de São João de Meriti respondeu as perguntas selecionadas pelos jornalistas do EstudioB Noticias – Foto:Cléber Junior/Agencia O Globo

 

1) Ano que vem temos eleições municipais. O senhor não pode concorrer à reeleição, pois está no segundo mandato. Já tem um nome?

Meu candidato à sucessão é o deputado estadual Valdecy da Saúde.

2) Qual o maior legado que o senhor vai deixar ao término dos dois mandatos?

Vamos deixar vários legados em São João de Meriti. Na Saúde será o Hospital Municipal com o serviço de Oncologia e de Hemodinâmica, a nova maternidade, o Centro de Imagem, o laboratório de análises clínicas, a ampliação dos serviços de saúde na cidade, a UPA de Éden, a reforma de todos os postos de saúde, o desempenho das equipes no período da pandemia… Na Educação, municipalizamos três grandes colégios, saímos de 22 mil alunos para 34 mil na rede municipal de ensino, entre várias outras conquistas. Mas acho que o maior legado será ter melhorado a qualidade de vida da população com melhores serviços, com limpeza e iluminação da cidade, com o asfaltamento de grande parte das ruas também das comunidades… Vamos deixar um grande legado e não tenho dúvida disso.

3) Tem alguma coisa que se arrepende de ter feito?

Não me arrependo de absolutamente nada que eu tenho feito na minha gestão. Infelizmente, a gente não pode prever o futuro, se pudéssemos, alguns apoios políticos eu não teria dado, mas não me arrependo de absolutamente nada.

4) Após deixar o governo, o que pretende fazer? Disputará algum cargo?

Terminando meu governo tenho umas promessas políticas para estudar no Executivo. Vou analisar as propostas políticas que virão, com certeza, e em 2026 tem eleição para deputado estadual, deputado federal, senador, cargo legislativo. Quem sabe, se Deus permitir, voltar a Brasília como deputado federal. Não sei, vamos aguardar, tudo está entregue nas mãos de Deus e que seja conforme a vontade dele.

5) Ao seu ver, qual a maior prioridade para a Baixada como um todo hoje?

A Baixada Fluminense tem várias prioridades: distribuição de água, saneamento básico, emprego e isso é fundamental porque a gente vê muitos moradores da nossa região com dificuldade de transporte para ir ao Rio trabalhar. A geração de empregos na Baixada é muito importante para que os munícipes possam trabalhar na cidade em que vivem e é preciso investir em transporte. Transporte ainda é muito complicado na nossa área. É necessário e importantísimo a vinda do metrô pra cá. Transporte, emprego, água, saneamento básico.

 

Prefeito Waguinho de Belford Roxo respondeu as perguntas selecionadas pelos jornalistas do EstudioB Noticias- Foto: Cléber Junior/Agencia O Globo

 

1) Ano que vem temos eleições municipais. O senhor não pode concorrer à reeleição, pois está no segundo mandato. Já tem um nome?

Minha preocupação no momento é trabalhar pela cidade e continuar realizando obras para melhorar a vida das pessoas, pois há muitos anos nenhum prefeito estruturou o município ou fez obras importantes. Avançamos na Saúde, Educação, Obras, Assistência Social e outras áreas. A população saberá julgar meus dois mandatos e o que fiz pela cidade. O nome que indicarei como meu sucessor ainda estou amadurecendo junto com o meu grupo. A eleição é no ano que vem. A política muda de rumo todos os dias. Vamos analisar o quadro com calma para definirmos o nosso candidato.

2)Qual o maior legado que o senhor vai deixar ao término dos dois mandatos?

O maior legado é mostrar que quando se trabalha com seriedade os resultados aparecem. Minha missão é transformar esta cidade dando Saúde e Educação de qualidade para a população, além de outros serviços básicos. Creio que em parte estou conseguindo, pois a Saúde funciona plenamente e nossa rede de Educação está bem estruturada. Até o final do meu segundo mandato surgirão mais novidades para a população.

3)Tem alguma coisa que se arrepende de ter feito?

Na vida também erramos, mas tudo que fiz nesses mais de seis anos de mandato foi buscando sempre o melhor para a população. Não me arrependo do que fiz e do que estou fazendo como prefeito. Posso me arrepender do que não fiz.

4)Após deixar o governo, o que pretende fazer? Disputará algum cargo?

Sinceramente, ainda não pensei o que farei quando deixar o cargo. Sei que permanecerei na política, pois também sou presidente estadual de um grande partido que é o Republicano. Estou à disposição do partido e vamos aguardar o que destino reserva para mim.

5)Ao seu ver, qual a maior prioridade para a Baixada como um todo hoje?

A Baixada Fluminense sempre teve o estigma de ser violenta. Mas é uma região com cerca de quatro milhões de habitantes que dão um duro danado e sofrem com a falta de transportes, empregos e, principalmente, segurança pública. Segurança é fundamental para que as pessoas consigam exercer o seu direito der e vir com tranquilidade.

 

Prefeito Jorge Miranda de Mesquita respondeu as perguntas selecionadas pelos jornalistas do EstudioB Noticias -Foto: Roberta Nobre/EstudioB

 

1) Ano que vem temos eleições municipais. O senhor não pode concorrer à reeleição, pois está no segundo mandato. Já tem um nome?

Em Mesquita, mudamos um pouco a forma…. O grupo se reúne e, junto, escolhe na ocasião o nome.

2) Qual o maior legado que o senhor vai deixar ao término dos dois mandatos?

O foco no serviço, no bom funcionamento da máquina pública e o pertencimento na população de que não podemos jamais regredir.

3) Tem alguma coisa que se arrepende de ter feito?

Demorei tomar decisões em algumas relações interpessoais e em acreditar que as pessoas perceberiam que não somos importantes, mas sim o serviço público que entregamos. O tempo passou e as pessoas continuaram errando. Dar muitas chances para as pessoas se autoavaliarem talvez seja meu arrependimento.

4) Após deixar o governo, o que pretende fazer? Disputará algum cargo?

Ficar em Mesquita, contribuindo para o diagnóstico e a execução dos serviços. Não tenho e nunca tive nada em mente. A evolução do dia a dia mostrará.

5) Ao seu ver, qual a maior prioridade para a Baixada como um todo hoje?

Vejo que devemos fazer uma grande pactuacao de todas as políticas públicas, cada um com sua especificidade populacional e suas atribuições constitucionais. Tudo isso mediado por consórcios, grandes técnicos e instituições como Fiocruz etc..
Seríamos mais eficientes, gastaríamos menos e todos nós, população e poder público, aprendeíamos juntos e seríamos bem mais eficientes nos resultados.

 

Prefeito Lucas Dutra de Seropédica respondeu as perguntas selecionadas pelos jornalistas do EstudioB Noticias. -Foto: Cléber Junior/Agencia O Globo

 

1)Ano que vem teremos eleições municipais. O senhor é candidato à reeleição?

Sou candidato a reeleição sim. Ainda temos muito o que fazer pelo nosso município ainda.

2)O que o senhor considera como maior dificuldade nesses três anos de governo?

A maior de dificuldade está nas dívidas que a gestão anterior me entregou, pois hoje Seropédica paga, só de dívidas, R$ 4,5 milhões por mês com recursos próprios.

3)Ao final da gestão, qual terá sido a sua maior realização?

A implantação das escolas modelo, a climatização das unidades de saúde, o hospital de Seropédica, obras de saneamento básico e pavimentação em vários bairros, e a passarela da via férrea que caiu há oito anos e está sendo colocada no lugar.

4)Como o senhor avalia, de uma maneira geral, a sua administração até aqui?

Avalio como uma administração boa, eficiente, com muito cuidado com o dinheiro público, que poderia ser bem melhor se não tivéssemos encontrado dívidas, Mas dentro da realidade encontrada estamos conseguindo produzir bem.

5)No caso de um novo mandato, seu ou de alguém de seu grupo político, qual deverá ser sua prioridade?

Dar continuidade às obras dos bairros, continuar melhorando as condições da saúde e implantar mais escolas modelo.

 

Prefeita Fernanda Ontiveros, de Japeri, respondeu as perguntas selecionadas pelos jornalistas do EstudioB Noticias. Foto: Roberta Nobre/EstudioB

 

1)Ano que vem teremos eleições municipais. A senhora é candidata à reeleição?

Resposta – Sim. Fui eleita com o compromisso de melhorar a qualidade de vida do meu povo e transformar a minha cidade . Avançamos bastante dentro destes propósitos , mas julgo necessário um tempo maior para a consolidação deste projeto.

2) O que o senhora considera como maior dificuldade nesses três anos de governo?

Resposta – A Pandemia da COVID 19, sem dúvida foi um das maiores dificuldades. Representou um desafio para garantir atendimento médico hospitalar para salvar vidas, e deixou impactos negativos e devastadores na educação e na economia com aumento do desemprego e da fome em uma cidade que já tinha um dos menores índices de desenvolvimento humano do Brasil.

3)Ao final da gestão, qual terá sido a sua maior realização?

Resposta – Priorizei levar drenagem e asfalto aos bairros . Ao assumir apenas 30% das ruas da minha cidade tinham recebido esgoto e pavimentação. Criei o Programa Japeri MAIS , e através dele no final deste mandato chegaremos a 70% de ruas drenadas e asfaltadas , ou seja, mais de 100% do que foi feito em 30 anos.

4) Como o senhora avalia, de uma maneira geral, a sua administração até aqui?
Resposta – Uma gestão democrática, participativa, essencialmente técnica, plural e comprometida em oferecer ao cidadão serviço publico de qualidade em todas as áreas com a garantia da entrega.

5) No caso de um novo mandato, seu ou de alguém de seu grupo político, qual deverá ser sua prioridade?

Resposta – Dar continuidade ao projeto de transformação de Japeri , ampliando ainda mais a oferta de serviços, investindo cada vez mais em obras de infraestrutura, ampliação da rede básica de saúde e a implantação de politicas que gerem empregos na cidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.